Festival de Integração 2019

06/05/2019
Evento reuniu cerca de 400 benefíciários de programas esportivos da VSB.

Diversão, alegria e muita união marcaram o Festival de Integração promovido no sábado (27/04) pela Vallourec Soluções Tubulares do Brasil (VSB) no Centro Esportivo da usina Barreiro, na capital mineira. O evento contemplou aproximadamente 400 crianças e jovens, entre 7 e 15 anos, alunos dos núcleos de vôlei e futsal do projeto Centro de Excelência do Esporte III, viabilizado pela Empresa por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e executado pelo Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura (IBEEC).

Participaram equipes de Entre Rios de Minas, São Brás do Suaçuí, Jeceaba, além de times da Fundação Sidertube e do bairro Teixeira Dias, vizinho à Empresa, assim como representantes dos poderes públicos das localidades e de familiares.

De acordo com Leonardo Velloso, da área de Relações Institucionais da VSB, o apoio da Empresa ao projeto é uma forma de atestar o compromisso do Grupo Vallourec em desenvolver as comunidades onde está inserida. "É motivo de muito orgulho promover um evento como este, que aproxima a Empresa das comunidades e celebra a confiança entre todas as partes envolvidas", diz.

Para Cássia Cristina, analista de Relacionamento com a Comunidade da VSB, mais do que a prática esportiva, a iniciativa contribui para a formação educativa dos jovens. "Eles melhoram o comportamento e se tornam mais disciplinados", afirma. 

©GuarahFotoStudio-0116.jpg

Apoio da família

Acompanhando o filho Pedro Henrique Arão, 9 anos, de Jeceaba, a mãe dele, Patrícia Arão, conta que, assim como ele, estava ansiosa pelo evento. Aluno do projeto há um ano, Pedro brinca que aprendeu os primeiros passos no futsal no projeto e afirma que quer ser jogador profissional".

Mytsa Karla Santiago, mãe de Iris Karla Santigo, 8 anos, aluna do vôlei, do bairro Teixeira Dias, também fez questão de prestigiar o Festival O interesse da filha pelo esporte começou quando ela assistia pela televisão. "Agora que jogo sei que é muito mais legal do que imaginava", diz Iris. 

Os ganhos do esporte para a filha têm sido muitos, relata Mytsa. "Melhorou a interação dela com as pessoas, a coordenação motora e o sentimento de trabalho em equipe. A prática esportiva só agrega bons valores às crianças. Além disso, toda a infraestrutura do projeto é ótima", elogia.