Unidade Florestal

Fundada em 1969, a Vallourec unidade Florestal é subsidiária da Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S.A e responsável pelo abastecimento de carvão vegetal, principal fonte de energia renovável, utilizado nos Altos-Fornos para a produção de tubo de aço sem costura. A Empresa é uma das pioneiras no Brasil no plantio e no manejo de florestas de eucalipto e está na lista das empresas mais desenvolvidas tecnologicamente em seu setor de atividade. 


O uso desse insumo na siderurgia resulta em importante benefício ambiental e faz com que a Vallourec colabore com a redução da concentração de gases causadores do efeito estufa na atmosfera. Quando o CO2 é liberado no processo siderúrgico, ele é previamente absorvido da atmosfera pelas florestas plantadas de eucalipto, por meio da fotossíntese.


A sede administrativa da unidade Florestal fica localizada em Curvelo, região central de Minas Gerais.

Principais dados

Capacidade anual de produção: 292 mil toneladas

Empregos diretos (30.04.2017): 828

Área de manejo da empresa:

  • 230.617 mil hectares em 22 fazendas, em 22 municípios
  • 113.264 mil hectares de áreas disponíveis para plantio de eucaliptos sendo o plantio efetivo de  76.659 mil hectares
  • 97.830  mil hectares de áreas preservadas
  • 19.523 mil hectares demais áreas 

Manejo Florestal

O sistema produtivo da Vallourec é composto pelos seguintes processos: preparação de mudas, preparo de área, plantio, manutenção florestal, colheita florestal, carbonização e transporte de carvão. Todas as atividades operacionais são executadas com tecnologia própria, desenvolvida em parceria com universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais. O detalhamento dos processos está disponível no Plano de Manejo.

No ano de 2017 a empresa redefiniu algumas etapas do seu processo produtivo e, estrategicamente, a atividade de plantio, bem como a de produção de mudas de eucalipto foram suspensas, mantendo-se apenas a pesquisa de novos clones de produção de mudas nativas. 

Resumo Público do Plano de Manejo 

Política do SIG